terça-feira, 16 de setembro de 2014

[Atualizado] Educadores reúnem-se em assembleia na sede do SINTSERP

Atualizado em 17/09/2014.

Os servidores municipais da educação de Parnamirim estiveram reunidos hoje (16) pela manhã e a tarde na sede do SINTSERP para debater a Gestão Democrática nas Escolas e a Avaliação de Desempenho dos Professores.


Sabemos que a Prefeitura de Parnamirim tenta de toda forma empurrar goela abaixo essa avaliação, com diversos problemas encontrados e inúmeras questões absurdas como por exemplo a indicação de uma “Comissão julgadora” composta em sua maioria por membros que representam os interesses da própria SEMEC. Ao contrário, a Prefeitura tem dado "passos atrás" como na questão da implementação da Gestão Democrática nas Escolas (Eleições Diretas para Diretor) que já tinha sido anunciada em algumas escolas de Parnamirim, mas que até agora não vingou.


O SINTSERP considera que a não implementação da Gestão Democrática no município, a ausência de investimentos estruturais e intelectuais, como programas de formação continuada para que os professores se qualifiquem e decisão que o peso desta avaliação responsabilize apenas o servidor (sem avaliar as demais condições oferecidas pela Prefeitura), interfere na realização desse tipo de medida. Desta forma, não há a menor possibilidade da Avaliação de Desempenho coletar e mostrar resultados condizentes com a realidade do professor e que vislumbrem a melhoria na qualidade da educação em Parnamirim.

Como protesto à inércia da Prefeitura, SEMEC e dos Vereadores de Parnamirim com relação à Gestão Democrática, os servidores da educação aprovaram para o dia 16 de outubro - dia de reunião ordinária na Câmara Municipal de Parnamirim - a realização de um Ato Público para exigir a aprovação do Projeto que trata da matéria.




Com toda a pressão dos educadores e do Sindicato, ficou acertado que a Avaliação de Desempenho dos Profissionais do Magistério Público de Parnamirim - 2014, correspondente ao trabalho exercido em 2013, não irá ocorrer agora, visto que não haveria tempo hábil para tal avaliação.

Além do mais, o instrumento foi apresentado para a Comissão de avaliação pronto, sem a contribuição dos representantes da categoria. É bom lembrar que como essa avaliação passou para o ano de 2016, esse instrumento precisa ser revisto.


Pensando nessa revisão, o SINTSERP realizará dois seminários programados para os dias 24/09 - para uma Comissão constituída durante as assembleias de ontem (16) - e 26/09 (para todos os docentes da Rede Municipal).


Desta forma, o sindicato convoca todos os educadores a participarem do Seminário do dia 26/09 ou contribuírem com sugestões para a revisão através do e-mail sindserp2005@ig.com.br. Após os dois momentos iniciais de estudo da Avaliação de Desempenho dos Profissionais do Magistério Público, o SINTSERP realizará Seminários por Pólos (com datas ainda a serem definidas) para um melhor enxugamento das sugestões e pontos discutidos nos debates anteriores.

O Guia de Orientação para Avaliação de Desempenho dos Profissionais do Magistério Público de Parnamirim apresenta informações, legislação e modelo de documentos que deverão ser expedidos pelos responsáveis na execução da avaliação.

Para quem desejar ver o "Guia de Orientação para Avaliação de Desempenho dos Profissionais do Magistério Público de Parnamirim" disponibilizamos o documento AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário