sexta-feira, 12 de junho de 2015

Sindicato é o representante legal do servidor


Finalmente foi dado o pontapé inicial para o processo de Gestão Democrática nas escolas de Parnamirim, contudo apenas começamos e precisamos mais do que nunca fortalecer a luta para eleger os gestores em 100% das escolas.

Acompanhamos o caso da Escola Municipal Jacira Medeiros, onde a postura autoritária do diretor afetou o trabalho pedagógico quando barrou a execução do projeto elaborado pela equipe docente decretando-o 'ilegal'. Na escola Maria do Céu Fernandes o excesso de autoridade também atrapalha o andamento do trabalho docente. Na última segunda-feira (8), acompanhamos a tentativa da equipe em reunir-se com o gestor que se furtava em discutir questões essenciais ao funcionamento da escola. Além de negar-se mais uma vez ao diálogo, numa atitude arbitrária, o gestor advertiu por escrito, contrariando o regimento interno e o estatuto do servidor, toda a equipe por terem dispensado as aulas, mesmo com o compromisso de repô-las,

Buscamos a Secretaria Municipal de Educação e Cultura – SEMEC para resolver o impasse e lá (sob a alegação de tratar-se de uma questão administrativa) a secretária de educação mais uma vez se negou a atender os profissionais na presença do sindicato, tornando acalorada a discussão. Falamos do direito legal de representar os trabalhadores, referendado pela constituição brasileira. Entendendo que os profissionais precisavam expor a situação da escola, o SINTSERP deixou a sala deixando claro que iremos entrar com representação na justiça para assegurarmos o direito de acompanhar os seus representados.

*Vilma Leão é vice-presidente do SINTSERP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário