quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Celino Bezerra: Porque educação é coisa séria

“Tire o seu sorriso do caminho que eu quero passar com a minha dor...”
Nelson Cavaquinho

Porque educação é coisa séria*


Entre a marcha de carnaval de Parnamirim que nos levaram R$ 600 mil dos cofres públicos, que poderiam servir mais à saúde e educação, estamos marchando para mais uma “Divina Comédia” na negociação entre a Prefeitura e os trabalhadores em educação de Parnamirim. Importante lembrar que episódios anteriores mostram esse perfil de comportamento da Comissão de negociação do Prefeito, mas o fato recente é que no último dia 11 de fevereiro, a direção do SINTSERP sentou com os negociadores do Prefeito Maurício Marques e os mesmos apresentaram uma proposta de parcelamento em 5 vezes do reajuste aos professores de Parnamirim referente ao percentual de 11,36%. A “proposta” mostra “de cara” um verdadeiro afrontamento à lei 11.738/2008 que descreve claramente que o reajuste deve ser concedido de forma integral anualmente no dia 1º de janeiro.

Como em um enredo de brincadeira entre um gato e um rato, um dia após a reunião, a secretária de educação reuniu os gestores das escolas municipais e prometeu que o prefeito pagaria em março integralmente os 11,36%. Este ato me fez recordar o avelhantado período das “viúvas de Delmira”, quando o prefeito informava ao SINTSERP uma proposta e na semana pedagógica falava outra aos professores.

Perguntar não faz mal a ninguém, mas a quem a Comissão de Negociação do Prefeito Maurício Marques quer enganar?

Porque não apresentou a proposta do discurso realizado durante a semana pedagógica ao SINTSERP?

Porque no discurso da semana pedagógica o prefeito não falou em pagamento integral?

Porque até agora a secretária de educação não confirmou oficialmente (de forma documental) a proposta do discurso na abertura da semana pedagógica?

Será que essa tática do prefeito Maurício Marques é pra arrefecer o Movimento Grevista que vem ocorrendo em seis dos seus oito anos de governo?

Ou quer culpar o SINTSERP por não aceitar a proposta descabida de Maurício Marques?

O que será de fato?

Na ufanização do positivismo, a abertura da semana pedagógica 2016 apresentou várias contradições, entre elas: os pontos positivos para a classe trabalhadora que avançamos como se fossem obra do gestor e não da luta da categoria (apesar de reconhecida nas entrelinhas e não no destaque do propulsor e ator); o não reconhecimento à nossa presença na mesa da abertura; a posse de um gestor eleito democraticamente consolidada pelo único vereador contrário ao decreto da gestão democrática nas escolas de Parnamirim.

Ora! Venhamos e não convenhamos não podemos admitir esse estilo dúbio e esquizofrênico que a Prefeitura tem lidado com o tema educação. A sociedade, os trabalhadores e os alunos são coisa séria! Não dá para no momento em que exercitamos um processo democrático (mesmo que contraditório de sua plena virtude), percebermos que não existe seriedade no tratamento quando se fala em reajuste dos professores. Criam um ufanismo favorável ao vazio da realidade e muitos ainda se embriagam com esse estilo de ser enganado por quem tem o papel de cumprir o direito.

A educação escolar de Parnamirim não anda bem e não adianta pintar o sete por oito. O Prefeito todos os meses não paga aos professores da jornada suplementar em dia. Finalizamos o ano com sérios problemas na merenda dos alunos. Dezenas de trabalhadores não receberam ainda seu sagrado terço de férias. A violência nas escolas está sem um aparato de segurança ao patrimônio publico. As eleições para diretor de escolas precisam chegar a 100% das escolas e não 2,4% da totalidade.

Prefeito Maurício Marques não abuse da paciência e da consciência dos trabalhadores porque a resposta será no mesmo nível de sua agressão aos nossos direitos!

*Celino Bezerra
Professor da Rede Municipal e Pte. do SINTSERP

Nenhum comentário:

Postar um comentário