sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Servidores deliberam por Indicativo de Greve para dia 31





Os trabalhadores da educação de Parnamirim estiveram reunidos em assembleia única hoje (26) pela manhã na sede do SINTSERP com o intuito de debater a famigerada proposta da Prefeitura que propõe o pagamento do reajuste salarial de 11,36% da categoria em 5 parcelas. A proposta fere a Lei do Piso (11.738/2008) que obriga a concessão integral do reajuste no dia 1º de janeiro de cada ano. A categoria rejeitou a proposta e aguarda que o pagamento seja feito de forma integral, retroativa e sem parcelamentos. Se as negociações não avançarem, os professores sinalizaram pelo Indicativo de Greve para a ser deliberado em assembleia única no dia 31 de março (quinta) às 8 horas na sede do SINTSERP.




Muito se falou sobre o anúncio do pagamento integral do reajuste feito pelo Prefeito Maurício Marques e sua Secretária Vandilma durante a semana pedagógica. Sobre a questão, os servidores foram informados pela direção do SINTSERP que, apesar do Executivo ter sido provocado através de ofício do sindicato, a Prefeitura até o presente momento não se manifestou oficialmente. Ou seja, o único documento enviado ao sindicato é o que propõe o reajuste em 5 parcelas. Não foi enviado documento algum que formalizasse o que foi dito durante o evento realizado nesta semana. Alguns trabalhadores lembraram que essa forma de ludibriar da prefeitura não é novidade, haja visto que em outros anos aconteceu a mesma coisa: Prefeito anunciou uma coisa e fez outra.




A direção do SINTSERP ainda reforçou que um anúncio desse tipo em pleno ano eleitoral e no clamor de um evento cheio de servidores do município tem o claro objetivo de causar furor do que realmente negociar com seriedade o reajuste da categoria. É fundamental lembrar que o sindicato é o representante legal dos trabalhadores mediante o patrão, sendo o SINTSERP o responsável direto para a negociação com a Prefeitura. Cabe ao Executivo informar documentalmente ao sindicato tudo que for relacionado aos interesses dos trabalhadores.

O artigo 513 da CLT deixa claro as prerrogativas de um sindicato:

a) representar, perante as autoridades administrativas e judiciárias os interesses gerais da respectiva categoria ou profissão liberal ou interesses individuais dos associados relativos á atividade ou profissão exercida;

b) celebrar convenções coletivas de trabalho;

Portanto, é indispensável que a Prefeitura informe de forma documental, através de ofício ou memorando, a proposta de reajuste. Sem a prova material que o documento representa não há como sustentar o que foi falado pelo prefeito e secretária.



Os servidores deliberaram por uma nova assembleia única no dia 9 de março (quarta) às 14 horas para organizar os atos para a Greve Nacional da Educação prevista para os dias 15, 16 e 17 de março. Realizada pelos trabalhadores em todo o Brasil, a Parada deste ano tem como finalidade exigir o cumprimento da lei do piso, da carreira e jornada, contra o projeto de lei que altera o regime de exploração da Petrobras, em defesa do Pré-Sal e dos seus royalties para a educação.




A categoria ainda solicitou ao SINTSERP a produção de uma Moção de Apoio à greve dos professores de Natal, a confecção de uma camisa sobre Campanha Salarial, a elaboração e publicação de um Manifesto em Defesa da Educação de Parnamirim e a organização de um calendário para o estudo do Plano Municipal de Educação (PME). Ficou decidido também que o SINTSERP irá encaminhar uma denúncia sobre o não cumprimento do reajuste salarial (previsto na lei do piso - 11.738/2008) ao Ministério Público do RN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário