quarta-feira, 16 de março de 2016

Greve Nacional da Educação começou em todo o país



Trabalhadores da educação manifestando-se por melhores condições estruturais e salariais, respeito e dignidade nas ruas de todo o país. Assim está acontecendo a Greve Nacional da Educação iniciada ontem (15) e que segue até amanhã (17) em várias cidades do Brasil. Aqui em Parnamirim, os educadores estão participando da agenda proposta pelo SINTSERP.



Ontem (15), em seu primeiro dia de Greve, os trabalhadores realizaram pela manhã um ato na Secretaria Municipal de Educação de Parnamirim com o objetivo de entregar um manifesto à secretária cobrando melhorias para a área. Com a ausência da titular, a categoria foi recebida pela adjunta da pasta, Marizete Paulino, que recepcionou a pauta de reivindicações dos educadores.


A reunião tratou de temas que tem gerado muita reclamação dos servidores, sobretudo em relação as deficiências na infraestrutura. Alguns dos problemas relatados foram a falta de ar-condicionados nas salas de aulas das escolas e centros infantis; a falta de manutenção dos parquinhos para as crianças pois estão em sua maioria, quebrados; a falta de auxiliares para os Centros Infantis e para os alunos especiais; entre outras questões.



No turno da tarde desta terça os servidores reuniram-se na Praça Paz de Deus em um ato para denunciar os desmandos do Governo Maurício Marques na cidade. Na oportunidade, o SINTSERP realizou o lançamento do 1º Concurso de Poesia do sindicato que irá publicar um livro com as 80 melhores poesias inscritas. Ao término do ato, houve também um recital poético e um "chá da tarde" em homenagem ao Dia da Poesia, celebrado na última segunda, dia 14 de março.



Hoje (16) pela manhã os trabalhadores da educação compareceram ao Centro Administrativo da Cidade quando na oportunidade assistiram a uma "apresentação" sobre a eficácia da famigerada camiseta da campanha contra a dengue comprada pela Prefeitura de Parnamirim a um custo de R$ 79,90 reais e que promete aniquilar o mosquito Aedes Aegypti. Apesar da presença de um representante da empresa fornecedora da camisa e um químico (não da empresa, mas contratado especificamente para explicar o funcionamento durante a apresentação) ficou claro para todos os presentes que eles não tinham a menor ideia de como provar a eficácia do produto.



Um detalhe importante foi lembrado pela direção do SINTSERP: a camiseta não possui registro na ANVISA para sua comercialização. Dessa forma, haja visto que o produto possui em seu tecido um repelente/veneno para matar o mosquito e que a fórmula estará em contato direto com a pele de crianças e adolescentes, está claro que não há a menor condição de garantir a segurança e a saúde dos alunos que vestirem a camisa.



A apresentação rendeu uma participação muito positiva dos trabalhadores nos questionamentos sobre a eficácia da camisa e até um desentendimento entre a secretária de educação Vandilma Oliveira e o vereador da base do prefeito, Antônio Batista (PMDB) ao trocarem acusações sobre a forma como foram passadas as informações do produto.



Com a grande repercussão em todo o estado e o olhar atento do Ministério Público, a secretária já deu a entender que irá recuar na aquisição da camisa. Durante o encontro, ela declarou que ainda não teria efetuado o pagamento de quase R$ 800 mil reais (referente a 10 mil camisas) dando a entender que iria rever o contrato com o fornecedor. Resta saber se a quebra de contrato acarretará em algum prejuízo para o município. #EstamosDeOlho.

Acompanhe a fala e os questionamentos do diretor do SINTSERP, João Corcino:


Mas não acaba por aí! Amanhã (17) teremos o último dia da Greve Nacional da Educação com um importante Seminário sobre Direito Trabalhista às 14 horas no plenarinho da Câmara Municipal de Parnamirim. Contamos com a presença de todos para fecharmos o último dia da nossa Parada com chave de ouro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário