segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Diretor do SINTSERP participa de 33º Congresso da CNTE


Cerca de 2.500 representantes da Educação do Brasil e de diversos países participaram durante os dias 11 à 15 de janeiro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães em Brasília-DF, do 33º Congresso Nacional da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). Com o tema: “Paulo Freire: Educação Pública, Democracia e Resistência” o Congresso buscou discutir e avaliar os rumos, avanços e retrocessos da legislação e eleger a nova diretoria da entidade para a gestão 2017-2020.

Temas como conjunturas internacional e nacional, políticas educacional e sindical, balanço político, políticas permanentes e o plano de lutas da categoria foram alguns dos assuntos debatidos durante os 5 dias de Congresso. O diretor do SINTSERP, Alexander de Brito participou do encontro representando o núcleo de educação da CTB-RN.


Dentro da programação do Congresso, ocorreu também o Seminário Internacional, com a presença de representantes de diversos países como Argentina, Paraguai, Uruguai, Portugal, Angola, Suécia, Estados Unidos, Japão, Alemanha, Noruega, Haiti e Canadá, além do movimento social brasileiro. As organizações convidadas apresentaram trabalhos relacionados aos desafios educacionais de seus países, projetos dos movimentos sindicais envolvidos com o tema e um panorama geral do assunto em suas regiões.

O 33º Congresso da CNTE aprovou um indicativo de Greve Geral para o dia 15 de março, por tempo indeterminado. A mobilização da Confederação e demais entidades conta como principais reivindicações o fim ao Golpe de Estado no Brasil, a não aprovação da Reforma Previdenciária e a luta por investimentos necessários e previstos no Plano Nacional de Educação (PNE).

Nenhum comentário:

Postar um comentário