sábado, 25 de fevereiro de 2017

Assembleia reúne servidores para debater pautas classistas



Os trabalhadores municipais de Parnamirim estiveram reunidos ontem (24) em assembleia geral no auditório do Centro Administrativo do município. O objetivo foi o de discutir a pauta reivindicatória das várias categorias da cidade, bem como informar sobre o andamento das ações judiciais movidas pela assessoria jurídica do sindicato e que envolvem servidores em ações coletivas.



Temas como o Plano de Carreira Geral dos Servidores Municipais de Parnamirim (Lei nº 900), o Plano de Cargos, Carreira e Salários dos Trabalhadores da Saúde (PCCS), a falta de estrutura física nas secretarias e escolas, e os atrasos no pagamento dos servidores foram alguns dos assuntos debatidos.


O reajuste integral do piso nacional do magistério, a reposição das perdas salariais dos educadores que já chegam a 18,32%, o terço de férias, a prestação de contas do FUNDEB, os pagamentos da Jornada Suplementar, do 1/3 e do 1/6 de férias foram outros temas debatidos específicos dos trabalhadores da educação.



Apesar da forte tendência dos educadores em não iniciar o ano letivo devido os inúmeros problemas físicos e estruturais nas escolas e os atrasos nos pagamentos, o SINTSERP e a categoria optaram por aguardar o cumprimento do calendário divulgado pela Prefeitura no último dia 16 de fevereiro. De acordo com o Executivo os pagamentos serão realizados da seguinte forma:

Fevereiro: Serão pagos o salário do mês mais 1/6 de férias de junho de 2016;
Março: Serão pagos o salário do mês mais 3 e 4 parcelas da diferença dos professores de junho e julho de 2016. Haverá também uma nova reunião da Mesa Permanente para negociar o reajuste integral do Piso Nacional, o pagamento do 1/3 e das Jornadas.


Apesar dos educadores aguardarem o desfecho do calendário de pagamentos, está muito claro que os trabalhadores podem não iniciar o ano letivo se não forem cumpridas estas e outras reivindicações da categoria. Os trabalhadores reafirmaram o interesse em manter o diálogo com a administração, sem deixar de reafirmar sua luta como resposta ao desrespeito e a não garantia dos direitos da classe trabalhadora.


Como deliberações, a categoria decidiu pela realização de uma nova assembleia no dia 8 de março, com vistas a planejar a Greve Geral Nacional prevista para ocorrer em todo o Brasil no próximo dia 15 de março. No mesmo dia 8, data em que também é celebrado o Dia Internacional da Mulher, será realizada a posse da nova direção do SINTSERP.


Por fim, outra proposta encaminhada pelos servidores da educação é a criação de uma Comissão formada por representantes do sindicato e da base com fins de acompanhamento da Jornada Suplementar. A ideia é que o grupo seja formado após a formalização de uma denúncia junto ao Ministério Público - Promotoria do Patrimônio Público com o objetivo de provocar a instituição a se pronunciar acerca dos desmandos ocorridos com o pagamento das Jornadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário