sábado, 25 de fevereiro de 2017

Mesa Redonda sobre Previdência debate PEC 287


O auditório Vinícius de Medeiros foi palco de um importante debate sobre a Reforma da Previdência. Na tarde da última quinta, 23 de fevereiro, os trabalhadores municipais de Parnamirim tiveram a oportunidade de debater junto à especialistas, as polêmicas propostas da famigerada Reforma da Previdência apresentada pelo governo do golpista Michel Temer.



O encontro, organizado pelo SINTSERP, contou com a presença da direção e de servidores, além das palestras de Henrique Freitas, Auditor Fiscal da Receita e Presidente da Delegacia Sindical RN do Sindifisco Nacional; André Azevedo, Servidor de Carreira e Diretor do INSS e Nereu Linhares, Advogado e Assessor Jurídico do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do RN - IPERN.


A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 287, enviada ao Congresso em dezembro pelo interino Michel Temer com objetivo de reformar a Previdência Social no país, é mais uma tentativa de desconstrução das garantias sociais previstas na Carta de 1988 – prática que tem pautado de maneira acelerada o governo golpista.


Segundo os palestrantes, a opção por atacar as despesas significa que pelo novo regime, se aprovado, os trabalhadores terão um caminho mais árduo para se aposentar, que culminará com a necessidade de mais tempo de contribuição e menores valores a serem percebidos. Também torna-se praticamente impossível alcançar o valor da aposentadoria pelo teto, a não ser que o trabalhador contribua por 49 anos, uma medida impensável se o governo em questão tivesse respaldo do voto direto.



A adoção da idade mínima de 65 anos para homem e mulher, e o período mínimo de contribuição de 25 anos para requerer o direito à aposentadoria são as mudanças essenciais da proposta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário