terça-feira, 20 de junho de 2017

Conselho Municipal de Educação toma posse

Os diretores do SINTSERP Melquíades, Vilma e Verônica são membros do CME



Na manhã desta terça (20) o Conselho Municipal de Educação de Parnamirim (CME) empossou seus representantes. A solenidade ocorreu no auditório do Centro Administrativo com a presença dos conselheiros, educadores, gestores e servidores de Parnamirim. Os novos conselheiros exercerão seus mandatos durante o biênio 2017/2018. O novo colegiado conta com a participação dos diretores do SINTSERP, Francisco Melquíades, Verônica Batista e Vilma Leão.




A solenidade contou com uma apresentação da "Trupe da Emília", feita por alunos da Escola Municipal Professora Luzanira Maria da Costa Cruz do bairro Passagem de Areia. A mesa de abertura foi composta pelo Chefe do Gabinete Civil, Wolney França, pela Secretária Municipal de Educação e Cultura, Francisca Henrique e pelas secretárias adjuntas da SEMEC, Ana Lúcia Maciel e Adriana Limeira, além do vereador Binho de Ambrósio.


O Conselho Municipal de Educação de Parnamirim é o órgão normativo do sistema de ensino de nossa cidade. É composto por 17 membros que são responsáveis por auxiliar nas atribuições do poder público municipal nas matérias de natureza consultiva, deliberativa, normativa, fiscalizadora e no assessoramento no âmbito da educação da rede municipal de ensino. O CME foi criado pela lei municipal nº 1.192/2003 e consolidado pela lei nº 1.294/2006. Antes da criação do colegiado, a educação no município era regida por leis estaduais.


O CME possui um regimento interno, que atua nos  subsídios das políticas educacionais, podendo alterar a grade curricular, participar da construção do Plano Municipal de Educação e opinar sobre o Plano de Cargos e Salários dos Educadores. A aprovação do calendário escolar, participação nas audiências com a Promotoria da Educação, avaliação dos indicadores de qualidade do ensino, visitas técnicas e acompanhamento às ações do Conselho das escolas e centros infantis também são responsabilidades do Conselho. O colegiado é formado por professores, gestores e conselheiros escolares, pais e alunos, além de representantes de instituições ligadas ao âmbito educacional.


Após a solenidade da posse, o CME realizou sua primeira reunião onde foram escolhidos os membros da sua mesa diretora. O colegiado elegeu como presidente do Conselho a professora Josélia Praxedes da Silva e como vice-presidente, o professor e diretor do SINTSERP, Francisco Melquíades. A secretaria do colegiado ficou a cargo da professora e coordenadora geral do SINTSERP, Verônica Batista.




Confira a nova composição do Conselho Municipal de Educação de Parnamirim - Biênio 2017/2018:

Representantes dos Professores da Rede Municipal 
Titular: Josélia Praxedes da Silva
Suplente: Andreia de Fátima  Silva de Medeiros

Representantes de Pais de Alunos
Titular: Verônica Lígia de Medeiros Batista
Suplente: Francisca Lopes Santiago da Costa

Representantes dos Conselhos das Escolas Municipais / Centros de Educação Infantil
Titular: Francisco Melquíades Falcão Leal
Suplente: Josimar Alves Ferreira

Representantes dos Gestores Escolares
Titular: Lúcia Balbino de Araújo Costa
Suplente: Alínio Araújo da Costa

Representantes das Associações com Afinidades e Interesse Educacionais
Titular: Maria Vilma Leão
Suplente: Alex Sandro Félix do Nascimento

Representante da Secretaria Municipal de Educação
Membro Nato: Francisca Alves da Silva Henrique

Representantes da Administração Pública Municipal
Titular: Ana Lúcia Maciel
Suplente: Alexsandro Mazurkiewisk Sousa

Representantes da Associação de Pais e Amigos  dos Excepcionais - APAE
Titular: Justino Francisco de Araújo
Suplente: Juilma Ferreira de Mendonça

Representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Crianças e do Adolescente - COMDICA
Titular: Frankinaldo Júnior da Silva
Suplente: Iranete Araújo Dantas

Nenhum comentário:

Postar um comentário