quinta-feira, 15 de junho de 2017

SINTSERP busca reestruturação do Polo Parque Industrial


A direção do SINTSERP participou ontem (13) de reunião com a Secretária de Educação de Parnamirim, Francisca Henrique, cuja pauta foi a falta de manutenção na infraestrutura e condições básicas de trabalho nas unidades do Polo Parque Industrial. Além dos representantes do Sindicato e da SEMEC, a reunião contou com a presença de Diretores, Coordenadores Pedagógicos, Presidentes dos Conselhos Escolares e representantes dos Professores das Escolas Municipais Jornalista Rubens Manoel Lemos, Administrador Josafá Sisino Machado E Manoel Machado.

O SINTSERP colocou a importância da periodicidade na realização de reuniões entre as comissões de cada escola e a SEMEC em função dos anseios e tensões geradas pela falta de respostas às solicitações feitas pelos servidores através dos ofícios e relatórios enviados à Secretaria. De acordo com a direção, as tensões estão gerando a possibilidade de paralisações no Polo Parque Industrial já a partir do final do recesso, o que não seria bom para o andamento do ano letivo.

Iniciada a reunião, cada representante apresentou as necessidades de sua unidade. São inúmeros os problemas nas escolas do Polo Parque Industrial representados pela precariedade na infraestrutura elétrica e hidráulica, falta de segurança, manutenção das carteiras e das salas de aula, falta de materiais de expediente ou de higiene, entre outros.

Após ouvir as solicitações das Comissões, a Secretária Francisca Henrique apresentou algumas ações que já estão sendo adotadas pela SEMEC. Ela anunciou o recebimento de um lote de 200 ventiladores que atenderiam às escolas que reivindicaram o equipamento. De acordo com a gestora, os ventiladores começam a ser instalados ainda nesta semana. A secretária também apresentou o andamento em caráter de urgência da revisão da estrutura elétrica de algumas unidades, entre elas a Escola Municipal Rubens Lemos.

Francisca Henrique falou também da manutenção de cadeiras e carteiras danificadas, colocando que a SEMEC já recebeu o material de manutenção e que está providenciando também a solução para a falta de assentos nas unidades, bem como já foi contratada uma empresa para a manutenção das caixas d´água das escolas.


A secretária informou que a SEMEC criou um Núcleo de Apoio para serviços nas escolas e que a posse do Conselho Municipal de Educação será realizada no próximo dia 20 de junho. Afirmou ainda que a SEMEC está buscando a solução para os Caixas Escolares, mas que há material de expediente e pedagógico disponível na SEMEC e as diretoras podem pegar mensalmente. Com relação ao déficit de professores nas escolas, Francisca explicou que ainda em junho será aberto um processo seletivo para suprir a demanda.

Indagada pela direção do SINTSERP acerca da Gestão Democrática nas escolas de Parnamirim, a secretária informou que entre os meses de outubro de dezembro deste ano, 16 escolas deverão passar pelo processo de eleições diretas para diretor. Ainda assim, a direção do sindicato vem defendendo que as eleições nas Escolas do Fundamental 2 sejam concluídas no início do segundo semestre (até julho) e nas demais escolas sejam realizadas até outubro deste ano.

Por fim, a direção colocou o interesse do SINTSERP em manter o diálogo com a SEMEC, sem deixar de reafirmar o compromisso do sindicato com a luta dos servidores municipais alertando que se não solucionados os problemas das escolas, a categoria pode parar suas atividades a qualquer momento.

Um comentário:

  1. O diálogo constante e o acompanhamento das ações do poder público é o primeiro passo para garantir a oferta adequada dos serviços públicos.

    ResponderExcluir