terça-feira, 17 de outubro de 2017

Educadores querem participação massiva da base nas Diretas para Diretor


Os trabalhadores da educação de Parnamirim estiveram reunidos na manhã desta terça (17) em assembleia para debater a pauta de reivindicações e lutas da categoria. O encontro ocorreu no plenário da Câmara Municipal e contou com a presença de servidores e da direção do SINTSERP.

Convocada pelo sindicato, a assembleia iniciou com uma explanação sobre o centenário da Revolução Russa (1917-2017) com o objetivo de debater a importância da união e luta da classe trabalhadora por seus direitos e contra a exploração do patronato.

Após os informes gerais, a direção falou sobre os impactos do Termo de Ajustamento de Gestão (TAG) proposto pelo Ministério Público de Contas - MPC e pelo Tribunal de Contas do Estado - TCE com o objetivo de ajustar as contas da Prefeitura e, dessa forma, solucionar o impasse dos concursados 2015.


A direção do SINTSERP explicou que a proposta da Promotoria de Educação de Parnamirim de inserir uma cláusula no documento extinguindo o cumprimento da Lei do Piso Nacional no que diz repeito a obrigatoriedade legal do cumprimento de 1/3 de hora atividade destinado ao planejamento em Parnamirim tem sido descartada pela Prefeitura e pelo TCE. Tudo indica que os atos realizados no último mês, em especial o buzinaço e a Parada que teve a adesão de 500 educadores surtiu efeito nos corredores do Executivo Municipal.


Com relação as Jornadas Suplementares, a direção informou que tem dialogado junto a Prefeitura, Secretarias de Educação e Finanças no sentido de resolver os débitos salariais em atraso. De acordo com o Executivo é possível que ocorra ainda este ano, contudo tanto o Conselho Municipal de Educação quanto a Prefeitura ainda investigam possíveis desvios no pagamento das Jornadas.

Sobre as eleições diretas para diretores das escolas, o sindicato ressaltou que o processo está em andamento, porém é fundamental que a categoria participe dos pleitos como uma forma de legitimar uma luta histórica da categoria. Para a direção do SINTSERP, é necessário mais do que nunca garantir a participação de educadores da base em todas as eleições que venham a ocorrer nos próximos meses.


Por isso, como encaminhamento, os educadores deliberaram pela elaboração de um manifesto que destaque a importância das eleições democráticas e ressalte a ocupação desses espaços pela classe trabalhadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário