quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

Direção e Taveira debatem veto à Lei da Mordaça


A direção do SINTSERP esteve reunida na tarde de hoje (21) com o prefeito Taveira com o objetivo de debater o veto à Lei da Mordaça no município. O encontro ocorreu após um ato em frente a Prefeitura com a participação de professores e membros da Associação de Juristas Potiguares pela Democracia.

A Lei da Mordaça foi aprovada na última segunda (18) por unanimidade pela Câmara Municipal de Parnamirim. De autoria do vereador Abidene (PSC), a proposta prevê a censura e o cerceamento da liberdade de expressão nas salas de aula do município. A iniciativa apresenta uma série de contradições, ferindo a Constituição da República de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996, além de ter sido considerado inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal (STF).


De acordo com Taveira, a proposta ainda não foi encaminhada ao Executivo para que seja feita uma avaliação do projeto, contudo, o prefeito confirmou que sem ao menos ter sido debatido com a secretaria de educação do município, o projeto já apresenta incoerências que deveriam ter sido analisadas previamente antes de aprovado por todos os vereadores da Casa. Na oportunidade, o gestor colocou-se favorável em compreender todos os malefícios que a Lei da Mordaça provoca aos educadores de Parnamirim.

O SINTSERP reforçou junto ao prefeito sua posição contrária ao projeto por defender que as escolas devem ser ambiente de prática libertadora, onde todos podem se colocar, se contrapor, a partir da pluralidade de temas, com respeito às minorias e de combate a todo tipo de discriminação, seja de etnia, gênero, orientação sexual ou religião.


Em tempo: Com a grande e má repercussão que a aprovação da Lei da Mordaça teve na comunidade e nas escolas do município, já corre a informação nos bastidores da Câmara que uma grande parte dos vereadores da Casa irá reverter seu voto, pois tomaram posição favorável a proposta por não terem lido o projeto e desconhecerem o tema, votando apenas por "coleguismo" para ajudar o vereador Abidene.

Nenhum comentário:

Postar um comentário