quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

Pressão dos estudantes e educadores adia sessão na Câmara


Na noite da última segunda (19) - quando estava previsto para acontecer a sessão que confirmaria ou derrubaria o veto do prefeito Taveira à Lei da Mordaça - os estudantes e trabalhadores de Parnamirim lotaram o plenário da Câmara Municipal para pressionar os vereadores a manterem o veto do executivo ao projeto que visa censurar o debate entre professores e estudantes dentro das salas de aula da cidade.

Como era de se esperar, um pequeno grupo de pessoas (incentivado pela bancada conservadora da Câmara) compareceu a sessão para defender a Lei da Mordaça, contudo foram achatados pelo grande número de estudantes que compareceu à Casa. Com a grande pressão do movimento, os vereadores sentiram-se acuados, sendo obrigados a solicitarem ao presidente da Câmara o adiamento da sessão.


A Lei da Mordaça, como já sabemos é inconstitucional, sendo um imbróglio de iniciativa do vereador Abidene (PSC) que busca censurar o debate crítico dentro das salas de aula de Parnamirim e punir (também com prisão) os professores que debaterem com seus alunos questões como gênero, política, sexualidade e religião nas escolas sob o falso pretexto de fazer do ambiente escolar um espaço de discurso neutro.

O SINTSERP é contrário a Lei da Mordaça e defende que a escola deve ser um ambiente de prática libertadora, onde todos podem se colocar, se contrapor, a partir da pluralidade de temas, com respeito às minorias e de combate a todo tipo de discriminação, seja de etnia, gênero, orientação sexual, religião ou estilo de vida.


Nosso sindicato continuará em vigília acompanhando quando será a votação da lei da mordaça. O SINTSERP ficará de olho nos próximos passos da Câmara Municipal e esperamos contar novamente com a participação dos trabalhadores e estudantes para barrarmos de vez esse imbróglio para a cidade de Parnamirim.

Um comentário: