terça-feira, 20 de agosto de 2013

Prefeitura não avança nas negociações e a greve da educação continua





Os servidores na educação de Parnamirim estiveram reunidos ontem na sede do Sintserp onde avaliaram o Movimento de Greve e a continuidade na paralisação dos educadores. Ainda pela manhã a direção do Sintserp e os servidores seguiram para o Centro Administrativo para receber uma "nova proposta" de reajuste da Prefeitura para a categoria.




Um grupo de dirigentes e servidores da base foram recebidos pelo Chefe de Gabinete do Prefeito MAUrício. Para espanto de todos a assessoria do Executivo forneceu três propostas, mas todas sem grandes avanços para a categoria. São elas:





  • 2,5% com retroativo a partir de janeiro;
  • 2,75% concedido a partir de outubro sem retroativo (dá pra entender essa proposta já que existe uma com 3%?);
  • 3% concedido a partir de outubro sem retroativo.
Participou também da reunião, o representante do DIEESE, Melquisedeque Moreira que explicitou mais uma vez que o município pode, sem ferir a lei de responsabilidade fiscal, conceder um reajuste justo aos educadores. Moreira também colocou a importância de conversar diretamente com o prefeito para explicar melhor a possibilidade econômica (haja visto a competência técnica do DIEESE) e quanto o Executivo tem a ganhar em outros aspectos com o aumento adequado aos professores.




Ele também mostrou-se preocupado com a forma como o prefeito trata as diversas categorias de trabalhadores no município. "Nossa experiência no auxílio às negociações entre os sindicatos, servidores e gestores públicos pode ajudar no diálogo. Já sentamos com vários prefeitos de cidades do RN e até os governadores do nosso estado costumam nos receber e dialogar com os trabalhadores. É a primeira vez que vejo um gestor não dialogar diretamente com seus funcionários.", analisou Melquisedeque.



Após a fala de Melquisedeque e a insistência do Comando de Greve, a Chefia de Gabinete ficou responsável por tentar agendar mais uma vez (perdemos as contas) uma audiência com o Prefeito.

Com o término da reunião a proposta foi levada aos trabalhadores presentes a assembleia da tarde, quando na oportunidade os mesmos não aceitaram e votaram pela continuidade da greve.

Ainda pela manhã, os trabalhadores aprovaram uma nova assembleia para esta quarta-feira (21) mas em virtude da reunião realizada ontem com a Chefia de Gabinete e da falta de avanços nas negociações, a direção e a categoria acharam melhor ter mais tempo para um grande ato "Família defende a escola pública" com a presença (indispensável) dos pais na quarta-feira da semana que vem, 28 de agosto.

Até lá foram aprovadas algumas ações a serem realizadas:

  • Reunir pais e alunos em suas escolas todos os dias (sexta-feira (23) seria um dia ideal) para a distribuição da nota abaixo elaborada por professor da nossa rede convocando para o grande ato "Família defende a escola pública" na quarta-feira (28).


Senhores pais, bom dia.

 O motivo de estarmos em greve não e apenas reajuste de salário ou redução na jornada de trabalho.

Como disse a Presidente da República, algumas semanas atrás, por ocasião do povo nas ruas:  - “hoje o povo brasileiro acordou mais eufórico”.

É verdade que nos últimos dias , o povo brasileiro se mantém mais vigilante. Aqui, em Parnamirim, não podemos ser diferentes, precisamos acordar para nossos interesses.

Que cidadãos estamos formando, se não procuramos despertar neles uma consciência crítica? Mas para tanto precisamos lutar para que nossos direitos sejam reconhecidos.

Nós trabalhadores da educação, não estamos em greve apenas pela aquisição dos R$ 150,00(cento e cinqüenta reais) de reajuste o que já e insignificante , concedido pela lei do piso, mas negado pelo poder público, ou pela redução em um terço da jornada,o que já deveria  ser desde 2008 e que representa um dia de trabalho para planejarmos nossas atividades, afim de que os nossos alunos sejam melhor beneficiados.

Não, estamos em greve por outros motivos, talvez, mais importante, como: o de tentar sensibilizar o poder público, de que os trabalhadores da educação merecem respeito e que a educação brasileira precisa ser um dia a principal prioridade . Os jovens precisam crescer com a consciência de que ser professor e mais que um privilégio , e uma profissão nobre e precisa ser modelo a ser seguido pelo jovens, mas para tanto, precisa ser uma profissão reconhecida e valorizada a fim de que os jovens possam vislumbrar, num futuro próximo, o desejo de ser um desses profissionais.

No Brasil, hoje, um dos grandes problemas é a falta de mão de obra especializada. Essa falta de mão de obra passa pela falta de investimento na educação e na saúde, mas, sobretudo pela falta de valorização do professor, o principal responsável pela formação do jovem e o seu encaminhamento para o mercado de trabalho. Não concordamos que jovens de outros países venha ocupar vagas que deveriam ser dos nossos jovens.

Senhores pais, diante de toda essa situação , queremos convocá-los para uma plenária em frente a prefeitura no dia 28 de agosto de 2013.

Juntos, professores, alunos e pais arrancaremos uma solução mais rápida para esses pequenos impasses.

Atenciosamente,

Os professores em greve.

  • Realizar uma grande campanha entre os colegas para que documentem os problemas das escolas através de fotos dos celulares e câmeras. Estejam ou não em greve a categoria deve convocar os colegas a tirarem fotos e enviarem para os e-mails sindserp2005@ig.com.br celino_metaforas@yahoo.com.br ou pelo Facebook do Sintserp - https://www.facebook.com/SINTSERP .

Acompanhe a nova agenda de lutas:

Terça-feira (20) - Mobilização nas escolas e aguardar resposta da Chefia de Gabinete se haverá reunião com prefeito.

Quarta-feira (21) - Mobilização nas escolas, reuniões com pais e distribuição da nota.

Quinta-feira (22) - Dia de enviar as fotos do problemas nas escolas para os e-mails sindserp2005@ig.com.br celino_metaforas@yahoo.com.br ou pelo Facebook do Sintserp - https://www.facebook.com/SINTSERP .  Reuniões com pais e distribuição da nota.

Sexta-feira (23) - Mobilização das escolas e dia ideal para reunião com pais nas escolas para a distribuição da nota e convocar para grande ato "Família defende a escola pública" no dia 28 de agosto.

Segunda-feira (26) - Mobilização nas escolas pela manhã,  reuniões com pais, distribuição da nota e plenária às 14 horas na sede do Sintserp para avaliação das ações.

Terça-feira (27) -  Mobilização nas escolas, reuniões com pais e distribuição da nota.

Quarta-feira (28) - Grande Ato "Família defende a escola pública" com concentração às 8 horas na Praça Paz de Deus e passeata em direção à prefeitura. Assembleia da educação ás 14 horas na sede do Sintserp.

Nenhum comentário:

Postar um comentário