segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Categoria decide: Greve da educação acaba e servidores retornam amanhã (8) às atividades escolares





Os servidores da educação do município de Parnamirim reuniram-se hoje (7) nos turnos matutino e vespertino em assembleia na sede do Sintserp para decidir um desfecho sobre a proposta surgida durante audiência de conciliação proposta pelo Desembargador Glauber Rêgo na última quarta-feira (2) entre Sintserp e Prefeitura de Parnamirim.

 


Na audiência, a Prefeitura, que na última reunião com o Comando de Greve afirmou que não cederia mais nem meio porcento na proposta pífia de 2,5%, se viu encurralada pelo Judiciário e pela opinião pública e acabou cedendo aos trabalhadores o reajuste de 4%. Além do mais, o Executivo se comprometeu perante o Desembargador (constando na ata da reunião) a contratar mais professores por meio de concurso público, definir uma Data-base das negociações salariais todo dia 1º de janeiro e garantir a realização de eleições diretas para diretores das escolas (ficaremos de olho no cumprimento das promessas).




Quanto a proposta de aumento, esta prevê que o reajuste será concedido em duas parcelas: 2% em outubro e mais 2% em março do próximo ano. Já o processo de eleições diretas para escolha de diretores será feito inicialmente em cinco escolas antes de ser implantado nas demais unidades de educação do município.



Apesar da reunião com o Desembargador Glauber Rêgo e representantes da Prefeitura na última semana apresentar uma possível solução ao impasse, a decisão sobre o término da greve só poderia ser tomada hoje (7) após assembleia da categoria que decidiria os rumos e o desfecho do Movimento.



Apesar de não conquistarem por completo o reajuste de 7,9%, os trabalhadores se sentiram vitoriosos pois conseguiram avançar em alguns pontos da pauta de reivindicações e provocar a discussão sobre a qualidade dos serviços públicos essenciais na sociedade de Parnamirim e a visibilidade da luta nos principais meios de comunicação locais, fazendo com que a greve incomodasse o prefeito MAUrício e sua assessoria.



MAUrício para quem não lembra, chegou a declarar publicamente no começo da greve da educação que não existia paralisação e que eram poucos servidores que tinham aderido ao Movimento. Além do mais, a categoria derrotou a intransigência e a arrogância do Prefeito durante a única reunião que concedeu aos trabalhadores, quando chegou a declarar: ""Não avançarei em mais nem meio porcento".



Após quase quatro meses de paralisação, os servidores decidiram em votação (cerca de 98%) acabar com a greve na rede municipal de Parnamirim. As aulas nas escolas recomeçam nesta terça-feira (8).



A direção do Sintserp acredita que o caminho da vitória dos trabalhadores se dá na luta diária, combatendo e denunciando os desmandos do Prefeito e de seus bajuladores, mas também formando e politizando os colegas pois é fundamental entender que o êxito da categoria só surge da unidade e participação da massa trabalhadora. É preciso cada vez mais conscientizarmos o papel de cada servidor na conquista dos nossos direitos. Ganhamos uma batalha, mas ainda há uma verdadeira guerra pela frente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário