quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Conselho do FUNDEB apresenta novo colegiado


O Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação  Básica e de Valorização  dos Profissionais  da Educação (Conselho do FUNDEB) foi instituído em Parnamirim pela Lei Ordinária  n° 1.385 de 11 de julho de 2008, e alterado pela Lei Ordinária 1.673, de 17 de julho de 2014 e tem como finalidade acompanhar a repartição, transferência e aplicação dos recursos financeiros do Fundo no município de Parnamirim.

Entre as competências desse colegiado consta a de ter acesso a prestação de contas. O parecer do Conselho que aprova as contas realizadas pela prefeitura com os recursos do FUNDEB sempre foi o maior desafio para os representantes legais da sociedade civil e principalmente para os servidores da educação do município.


A nova direção do Conselho conta com a professora Verônica Batista como presidente, além dos professores Raniery Miranda (representante do Conselho  Municipal  de Educação), Juvina Célia e Alberto Saturnino (representantes  dos professores), dos servidores Marcelino Rocha e Sônia Carneiro, da professora Églia (representante dos pais de alunos) e da jovem estudante Andreza Veloso como representante dos estudantes de Parnamirim.

O novo colegiado representa uma vitória e uma mudança significativa nos rumos do controle social dos investimentos para a educação de Parnamirim. Com essa nova perspectiva agora será possível desnudar as despesas e aplicações do FUNDEB. Essa conquista partiu da mobilização da categoria com o apoio do SINTSERP tornando possível que representantes diretos dos trabalhadores, representantes de pais, alunos e professores tenham assento nesse colegiado.

O SINTSERP acredita que esse colegiado  recebe um esforço significativo  no sentido de acompanhar de forma muito independente e transparente todas as movimentações financeiras realizadas e destinadas à Educação Básica de Parnamirim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário