quinta-feira, 6 de setembro de 2018

Nota do SINTSERP sobre o desfile cívico em Parnamirim


O Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público do Município de Parnamirim - SINTSERP vem a público externar seu descontentamento profundo e lamentar os últimos atos da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Parnamirim – SEMEC ao expor para toda a sociedade do município um desfile cívico com "pompas" que contraria uma realidade angustiante, no que diz respeito a organização estrutural das escolas e centros infantis da Rede Municipal de Educação. De todo o “mundo de fantasia” produzido pela SEMEC, o que realmente se salvou foram os atos de ousadia de algumas escolas que aproveitaram o momento para fazerem denúncias sobre os problemas que assolam quem “trabalha no chão" das instituições de ensino.

A realização do momento cívico, que conta com várias opiniões sobre se deve mesmo ser realizado, poderia ser vivenciado de outras formas. Isso porque da forma como é feito traz uma trama de relações que impossibilitam ter esse momento como algo tão importante.  Esperamos  que os momentos em que as equipes escolares aproveitaram para expressarem parte da real situação vivenciadas sirva de subsídio para que a Secretaria de Educação reveja a política adotada para o atendimento, não só estrutural das instituições de ensino de sua rede, mas que aponte para a reflexão de que ter um corpo docente com formação acadêmica é um elemento importante para a qualidade da educação oferecida, mas que é apenas um elemento, pois as condições em que estes professores desenvolvem suas atividades também é de fundamental importância para tal tarefa.

Ressaltamos que o reflexo da falta de cuidado apareceu na semana em que a SEMEC mobilizou todo um contingente de profissionais para a produção do seu desfile pelas ruas de Parnamirim. Tivemos recentemente a divulgação dos Índices de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB, que apresentaram de forma concreta a dificuldade que o órgão gestor da educação de Parnamirim têm ao acompanhar o desenvolvimento da prática educativa em suas escolas. Os dados apresentam, principalmente, o sinal de que estamos deficitários não por falta de profissionais competentes - já que temos 100% do corpo docente de profissionais com graduação e um número significativo de pós graduados – mas por falta de gestão. Uma das respostas plausíveis está no fato de que a formação desses profissionais, embora seja de fundamental importância, precisa ser aliada a condições materiais elementares para que estes possam desenvolver suas atividades corretamente - como foi denunciado por algumas escolas presentes ao desfile.

Fica portanto, o registro desta direção do SINTSERP para que a SEMEC avalie suas posturas, inclusive com a garantia dos dias letivos devidos aos alunos e que por muitas vezes é negligenciado pelo próprio órgão, seja quando os alunos são dispensados ou quando a própria secretaria dispensa um dia de aula para qualquer atividade.

Parnamirim-RN, 6 de setembro de 2018
Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público do Município de Parnamirim

Nenhum comentário:

Postar um comentário