terça-feira, 30 de junho de 2020

Alunos e professores da Brigadeiro Eduardo Gomes enviam cartas virtuais aos profissionais essenciais da Pandemia

Alunos e professores da Escola Municipal Brigadeiro Eduardo Gomes desenvolveram o projeto "Cartinhas virtuais para semear Fé, Amor e Esperança" que consiste na produção de textos com agradecimentos especiais a serem enviados aos profissionais essenciais nesse período de Pandemia, incluindo também os professores e funcionários de escolas. Atualmente participam do projeto, oito alunos do 6º ao 9º ano da escola além das professoras Maria José, Lúcia Silva e Cleide Almeida.

As cartas já foram enviadas a professores, funcionários escolares, pais de alunos, profissionais da limpeza e da saúde, cuidadores de idosos, jornalistas, comunicadores, profissionais da segurança, trabalhadores de farmácias e mercados, gestores educacionais e vereadores, entre outros. Saiba um pouco mais sobre o projeto:

Cartinhas virtuais para semear Fé, Amor e Esperança

Há uns dez pares de semanas nossas escolas estão fechadas, porém muitas têm tido tendências criativas intensificadas pela pandemia. A Escola Municipal Brigadeiro Eduardo Gomes tem sido uma das que tem empreendido esforços e o prêmio nacional de Melhor Biblioteca Escolar dado pelo Instituto Pro-Livro (IPL), em dezembro de 2019, vem em função de trabalhos como este. 

"Cartas virtuais para semear Fé, Amor e Esperança", desenvolvido pelas professoras Cleide Almeida e pelas mediadoras de leitura Maria José e Lúcia Silva junto a alguns alunos, é a reverência a grupos de especialistas que não podem ficar em casa neste momento e entrega-nos o que nos é mais caro, a saber, as suas próprias vidas. 


Trata-se de um projeto que prioriza a autonomia dos alunos - porque estes escrevem as correspondências - e dão oportunidade para o exercício da cidadania e gratidão às classes dos gestores da educação, dos profissionais da segurança, daqueles que hoje labutam em farmácias, mercados e contribuem com a limpeza da cidade, dos profissionais de saúde, cuidadores de idosos e de pessoas especiais, profissionais do transporte e outros tantos.

E a repercussão não poderia ser mais positiva: um ícone do telejornalismo no Rio Grande do Norte, a jornalista Margot Ferreira, da Rádio CBN - Natal, agradeceu emocionada:"Que todo adulto tenha a sua consciência, Maria Fernanda!"


Lá onde a vida encontra-se em ameaça, junto a Polícia Militar do Rio Grande do Norte, também foi vigoroso o impacto: "Suas palavras, jovem Rita de Cássia, alicerça as novas forças. Perto de completarmos 186 anos de existência, acordamos mais confiantes. Lemos sua carta a nossa tropa. Os nossos policiais militares ficaram imensamente motivados", afirmou o coronel Alarico Azevedo, em agradecimento publicado no perfil oficial da PM RN no Instagram. E, hoje, dia 25 de junho de 2020, em tempos como este que nos cabe forçosamente viver, a aluna Rita de Cássia recebeu uma visita muito especial: a Major Sylmara entregou um presente em nome do coronel Aribaldo, Comandante do Policiamento Metropolitano da PM.



Valorizados nessas interações, meninos e meninas de Nova Parnamirim reafirmam, junto a seus professores, os maiores de todos os argumentos, para tempos de pandemia e para depois: a fé, a esperança e o amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário