segunda-feira, 11 de abril de 2011

 A educação Pública de Parnamirim/RN pede socorro (reproduzam nas escolas)



MANIFESTO PELA VALORIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL EM PARNAMIRIM/RN


Os professores do município de Parnamirim/RN junto ao SINTSERP/RN, como forma de lutar por melhorias na Educação do município, vinculam o presente Manifesto entendendo que, sem a participação da população exercendo o seu papel fiscalizador dos serviços prestados pela administração Pública, é impossível o enfrentamento junto à atual administração do município, no que se refere ao descaso com a educação dos seus filhos e cidadãos Parnamirinenses.


A educação pública de Parnamirim, como vocês podem observar, pede socorro. Seus filhos estudam em salas super quentes (verdadeiras “saunas de aulas”), as escolas não apresentam infra-estrutura adequada como pátios, parquinhos nos Centros Infantis, quadras para prática de esportes, bibliotecas, laboratórios de informática devidamente equipados, livros didáticos em quantidade e atualizados, fardamento e, menos ainda, variedade e quantidade mínima por aluno de insumos materiais indispensáveis ao desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem como recomenda a LDB (Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996).


Como justificar esse descaso, já que Parnamirim é nada mais nada menos do que a terceira, dentre 167 cidades do Estado do Rio Grande do Norte, com maior arrecadação e o segundo município que mais recebeu dinheiro do FUNDEB (Fundo de Amparo à Educação Básica). Este ano, foram 9(nove) milhões a mais ficando atrás apenas de Natal e ultrapassando Mossoró.


Nesse sentido, cobramos aqui o acesso à prestação de contas do FUNDEB, pois a administração de Maurício Marques não está garantindo transparência no repasse e aplicação dos recursos advindos do Fundo. É dinheiro para ser aplicado na educação do município visando ao desenvolvimento intelectual, cultural e social da população estudantil, o que não está acontecendo na maioria das escolas de Parnamirim.


Outro ponto importante é a valorização do profissional do magistério. Os trabalhadores de modo geral recebem reajuste salarial anuamente, porém com os professores não acontece dessa forma. Para terem respeitada a Lei do Piso do magistério precisam lutar muito e mesmo assim lhes é negado tal direito.


No final do ano passado, os vereadores deste município aprovaram uma emenda que garantiria aos professores um reajuste de 15,89% (próximo ao do MEC). Para isso foi remanejada uma verba da Fundação de Cultura e de propagandas do governo no valor de 2 (dois) milhões, o que garantiria recursos no orçamento para efetivar o reajuste salarial da categoria. Porém o prefeito, que se diz professor e parece não saber o que é vida de trabalhador que sofre constantemente com a inflação, vetou o reajuste.


O que estamos reivindicando não é um favor devido a você pai, mãe ou a nós professores, o que exigimos são nossos direitos cumpridos. Por que nós trabalhadores e população não temos acesso à prestação de contas desse dinheiro que é nosso e que o gestor toma conta para administrar a cidade, aplicando-o no bem-estar da própria população? Nossos jovens e crianças merecem educação de qualidade, garantindo-lhes em sua vida sucesso profissional e social. Não basta ter seu filho na escola, é preciso que a escola funcione com qualidade e garanta condições para que seu filho esteja preparado para competir, no futuro, com qualquer outro cidadão em pé de igualdade por melhores condições no mercado de trabalho.


Por todos os motivos acima colocados, pedimos o seu apoio com a assinatura deste manifesto PELA VALORIZAÇÂO DA EDUCAÇÂO PÙBLICA MUNICIPAL DE PARNAMIRIM, que será entregue em mãos aos órgãos responsáveis pela fiscalização e qualidade da educação em nosso País.


Participe desta campanha, garantindo assim um presente e um futuro melhor para seu filho e como consequência para o Município de Parnamirim.



Nenhum comentário:

Postar um comentário