O Supremo Tribunal Federal (STF) julgou constitucional a reserva de um terço da carga horária de professores para a realização de atividades extraclasse, como planejamento pedagógico. Com a decisão, o professor que cumpre jornada de 40 horas semanais, tem de ficar pelo menos 13 horas em atividades fora da sala de aula. No início do mês, o Supremo se posicionou a favor do piso salarial da categoria, que deve ser calculado sem contar benefícios, como bônus e gratificação.
LEIA MAIS NO IG EDUCAÇÃO:
STF define que um terço da jornada dos docentes seja fora da aula
Definição da carga horária dos professores na lei do piso nacional havia sido questionada na Justiça
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
STF decide que piso do professor se refere a salário base
Supremo julgou improcedente pedido de Estados para considerar gratificações e o piso passa a ser o mínimo
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Infelizmente essa lei só valerá para os Estados que pediram a declaração de inconstitucionalidade..continuaremos na mesma!!!
ResponderExcluirE como fica para quem tem carga horária de 30 horas?
ResponderExcluirE para nós que estamos sob o regime de 30h, trabalharemos 20h em sala de aula e 10h, ou seja, mais dois dias extra-classe? Se é assim, teremos que trabalhar um outro dia em um horário diferente para poder completar a carga horária, é isso mesmo? Essas 30 h são hora/relógio ou hora/aula? São dúvidas que precisam ser urgentemente dirimidas.
ResponderExcluirO Estado Rn(SEEC) fala no seu site em proporcionalidade no pagamento do piso salarial do magisterio. R$ 890,00 é o que esles propoem para 30 horas. É um absurdo o que o governo é capaz de fazer para prejudicar o magistério. A lei do piso fala em até 40 horas. Muito bem, agora só falta modificarem de nivel médio para vencimento de niel superior. "mas O Brasil Vai fircar rico, vamos faturar um milhão, quando vendermos todas as almas do professores num leilão. Porque não acabam logo com o magistério? Quem sentira falta dos professores?
ResponderExcluir"Que país é esse?"
É caros colegas...infelizmente parece que a "lei" da proporcionalidade será mesmo aplicada no RN. Nós que temos carga horária de 30h não iremos ter direito ao piso que o governo insiste que é apenas para quem tem 40h.Desde 2009 que o então secretário de Educação Ruy Pereira defendia essa idéia e que naquela época, segundo ele o professor com 30 h deveria ter como piso 712,00 o que é um absurdo!! Diante dessa realidade como ficará nossa situação aqui em Parnamirim? Nem quero pensar!!!
ResponderExcluirE para quem trabalha 20 horas semanais como fica. Parte o piso ao meio e ganhamos a metade dele. que é 595,00. Que horror!!!!!!!!!!
ResponderExcluir