quinta-feira, 23 de julho de 2020

Assembleia reúne mais de 100 educadores em ambiente virtual


Os trabalhadores da educação de Parnamirim reuniram-se na última semana em Assembleia Virtual para debater o Plano de Orientação das Atividades Escolares em Aulas Remotas para os estudantes da Rede Municipal. Essa instrução normativa que foi aprovada pelo Conselho Municipal de Educação e orienta a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Parnamirim – SEMEC a elaborar e implementar uma proposta de retorno as aulas repercutiu negativamente na categoria. O encontro, que ocorreu de forma inédita em ambiente virtual, contou com a presença de professores, funcionários de escola, além da direção do Sintserp.

Durante a assembleia, os educadores colocaram por diversas vezes que o retorno das aulas só deve ocorrer com total segurança para alunos, professores e funcionários. Lembraram da realidade das escolas de Parnamirim (mesmo antes da Pandemia) e sua ausência de estrutura, condições sanitárias, material de higiene e limpeza, falta de pessoal e salas de aula inadequadas, questionando como o município conseguiria implementar em tão pouco tempo o que em períodos anteriores demonstrou  ser um problema "difícil" de ser sanado pelo Executivo.

Os professores também relataram a impossibilidade de retorno imediato tomando como exemplo o trabalho nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e a rotina das crianças de lá que compartilham entre si brinquedos, livros, colchões, entre outros objetos.

Ao final da assembleia a categoria deliberou por unanimidade pela produção e envio de um documento para a SEMEC com o objetivo de cobrar a elaboração de um plano que garanta a segurança total de professores, funcionários e alunos; a  garantia da participação de todos os alunos da rede municipal, sem deixar nenhum estudante de fora, como princípio básico presente na Constituição Federal.

Além mais, o documento também deve cobrar a formação dos educadores para uma adequação comportamental e sobretudo ao uso das novas ferramentas que serão utilizadas, ademais, uma proposta que vislumbre a expansão do acesso a educação remota por meio de canais digitais para o ensino a distância.

Por fim, os trabalhadores também deliberaram pela realização de uma nova assembleia virtual se houver a publicação de uma data para retorno das aulas presenciais nas condições atuais impostas pela SEMEC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário