O Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público do Município de Parnamirim – SINTSERP vem a público manifestar profunda preocupação com a possibilidade de retorno às aulas presenciais em nosso sistema de ensino neste momento. Com a divulgação por parte do Governo do Estado do RN da possível volta às aulas presenciais no próximo dia 1º de fevereiro ter gerado inúmeras manifestações da categoria em Parnamirim e da Secretaria Municipal de Educação do município ter declarado que o retorno está previsto para o dia 4 de abril, a direção do SINTSERP pensa ser fundamental expressar opinião acerca deste assunto.
É necessário reconhecer que, nas condições atuais de pandemia desencadeada pelo novo Coronavírus, o direito a educação foi intensamente afetado com o fechamento das escolas desde o mês de março de 2020. A resposta dada mundialmente para minimizar os impactos do fechamento das escolas foi a flexibilização do modelo tradicional de aulas presenciais, com a adoção de aulas remotas e outros mecanismos de Educação a Distância. Tal modelo, chegou a ser implementado em poucas unidades privadas de ensino e menos ainda na esfera pública.
No RN a ideia não avançou e em Parnamirim alcançou pequeno resultado, sendo pouco significativo a implementação das aulas remotas no município, restando aos poderes públicos a retomada das atividades agora em 2021. Ficou claro que em países com profundas desigualdades educacionais como o Brasil, esse tipo de ensino híbrido apresenta diversas fragilidades, sobretudo em nossas redes públicas.
Porém, não restará aos sistemas educacionais outro caminho, se não a sua flexibilização, visto que a pandemia atingiu fortemente o país com quase nove milhões de infectados e mais de 217 mil mortes até a presente data. Nos últimos meses, a curva de infectados e de mortes, que vinha caindo, dá sinais de retomada, indicando que uma segunda onda de agravamento da situação já chegou ao Brasil, como ocorreu e está acontecendo em outros países.
Desta forma, a direção do SINTSERP reafirma sua posição em defesa da vida e da integridade da comunidade escolar, pela garantia da integridade dos trabalhadores da Educação de Parnamirim, declarando ser contrária ao retorno das aulas presenciais antes da imunização dos trabalhadores da educação.
Ainda mais, reiteramos que o retorno às aulas presenciais, nessas circunstâncias, pode contribuir para agravar ainda mais a difícil situação de esgotamento da rede de saúde de Parnamirim e do Estado. Ademais, já que a vacinação iniciou em todo o Brasil, o retorno das aulas presenciais pode e deve esperar pela vacinação dos trabalhadores da educação. O benefício dessa espera irá salvar milhares de vidas de forma segura e confiável.
Esperamos que seja respeitada a nossa Carta Magna, a Constituição Federal, que tem como base o ideal de igualdade, o direito à vida, à cidadania e à dignidade das pessoas. Que o bom senso prevaleça e que a Prefeitura e a Secretaria Municipal de Educação mantenham suspensas as aulas presenciais nas escolas do município resguardando, desta forma, a saúde de seus servidores e sobretudo da população.
Parnamirim-RN, 29 de janeiro de 2021.
A direção do SINTSERP.
Nenhum comentário:
Postar um comentário