Os trabalhadores na Educação de Jovens e Adultos - EJA do município de Parnamirim participaram de reunião na última quarta, dia 13 de setembro. O encontro convocado pela direção do SINTSERP debateu uma extensa pauta da categoria.
Os assuntos mais pertinentes entre os trabalhadores na EJA tratam das particularidades e dificuldades enfrentadas pelos educadores, como também pelos alunos, durante as aulas no turno noturno.
A pauta tratou de temas como o cumprimento da jornada, as dificuldades do ponto eletrônico, as incertezas na carga horária, a necessidade de utilizar material didático específico, a falta de políticas públicas para a EJA e, por unanimidade, a insegurança nas escolas.
Inicialmente, a direção do SINTSERP apresentou aos trabalhadores uma Portaria Municipal, que trata da atividade dos servidores na EJA e coloca, entre outros pontos, o horário do turno noturno com início às 19 horas até às 22 horas, sem intervalo. A portaria foi citada como o único documento oficial que trata da atividade destes profissionais e do horário do funcionamento do turno noturno.
Com relação ao ponto eletrônico, os trabalhadores colocaram os muitos problemas que sua implementação tem causado. A direção do sindicato expôs quem tem articulado junto a Procuradoria do Município, a SEMEC e demais secretarias, a possibilidade de um regime de exceção ao uso do ponto para os educadores.
A categoria indicou as seguintes sugestões a serem apresentadas pela direção do SINTSERP a Secretaria Municipal de Educação:
- Implementação do horário das 19 horas às 22 horas, conforme Portaria Municipal;
- Esclarecimento e divulgação do horário aos trabalhadores conforme Portaria Municipal;
- Complementação da carga horária com aplicação de atividades em Ensino a Distância - EAD;
- Retirada do Ponto Eletrônico;
- Elaboração de Material Didático específico;
- Desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a EJA;
- Medidas que garantam mais segurança nas aulas do turno noturno.
A direção do SINTSERP se prontificou a marcar reunião com a gestão municipal na próxima semana e apresentar a pauta da categoria ao secretário de educação.
#SINTSERP Sindicato
Nenhum comentário:
Postar um comentário