Em conversa com a secretária de Educação tivemos a confirmação do reajuste de 22,22% referente ao Piso Nacional da categoria. A atualização será feita por meio de uma folha de pagamento complementar com data retroativa. Também foi garantido na mesma conversa, o pagamento da diferença dos meses anteriores, o retroativo, nos meses seguintes.
É importante que destaquemos nesse momento o papel da luta local e nacional pelo cumprimento da lei 11.738. Acreditamos portanto que o diálogo e principalmente a pressão da Greve Nacional, bem como da possibilidade de mais uma greve local foram determinantes.
A adesão ao movimento nacional realizado entre os dias 14, 15 e 16 deste mês foi massiva e demonstrou a disposição da categoria para a luta.
Lembramos também a tentativa frustrada de muitos prefeitos e governadores junto aos deputados na tentativa de modificar o índice ou mesmo o mecanismo de reajuste previsto na lei do Piso, bem como junto ao ministro da educação de quem receberam como resposta que o piso é lei e deve ser cumprido.
É fundamental a existência desse mecanismo de reajuste baseado no valor-aluno do FUNDEB pois tem por finalidade recuperar as perdas históricas dos profissionais do magistério.
Entendemos enfim que esta é mais uma prova de que a união e mobilização dos trabalhadores é o meio mais seguro de alcançarmos nossos objetivos.
No entanto tenhamos a clareza de que a luta não se encerra aqui pois teremos hoje a discussão e votação do Plano de Carreira na Câmara de Vereadores, em que serão apreciadas, discutidas e esperamos aprovadas as emendas apresentadas pelo SINTSERP e também outras apresentadas pela própria prefeitura depois de negociações conosco em que felizmente o diálogo e o bom senso prevaleceram e conseguimos avançar nas discussões.
Aguardamos todos os companheiros e todas as companheiras para mais essa importante tarefa na Câmara hoje!
Abraços!
Nenhum comentário:
Postar um comentário