quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Encurralado, Prefeito MAUrício poderá dialogar com categoria nos próximos dias.





Famílias e servidores da educação de Parnamirim saíram às ruas ontem (28) pela manhã para protestar contra os problemas que afligem a educação do município. Com saída da Praça Paz de Deus - Centro, população e trabalhadores marcharam com cartazes e faixas em direção ao Centro Administrativo da cidade.






Na chegada à Prefeitura, os trabalhadores, pais e alunos ocuparam o salão de entrada do executivo e realizaram um ato com intervenções que clamavam pelo diálogo entre o prefeito MAUrício e a categoria. Devemos lembrar que a Chefia de Gabinete prometeu na semana passada que encontraria uma data na agenda do chefe do executivo para uma reunião com os servidores, mas até aquele momento não havia respostas.





Ainda pela manhã, os servidores da saúde de Parnamirim, que também encontram-se em greve por melhores condições salariais e de trabalho, foram à Prefeitura apoiar o movimento dos educadores e também desabafar sobre a política conservadora, atrasada, demagoga e de desrespeito com o servidor público que a Prefeitura de Parnamirim tem adotado nas últimas gestões.




Logo após muita pressão e vários discursos inflamados pela melhoria dos direitos básicos - educação e saúde - da população de Parnamirim, para surpresa da categoria, veio a boa notícia que possivelmente o prefeito receberá a categoria na próxima terça (3) ou quarta-feira (4) às 10 horas no Centro Administrativo. Com a informação, os trabalhadores, Sintserp e o representante do DIEESE (Departamento de Estatística e Estudos Econômicos do RN) já se dispuseram a ficar de prontidão os dois dias na Prefeitura.


No período vespertino, seguindo o cronograma tirado pela última agenda de lutas, os servidores da educação reuniram-se na sede do Sintserp para assembleia da categoria. Na oportunidade foram informados sobre a mobilização que vem ocorrendo e sobre o possível encontro do prefeito com a categoria, além das novas ações a serem realizadas pelos trabalhadores da educação.

 Autor da Foto: Lindemberg Irineu Silva

Autor da Foto: Lindemberg Irineu Silva

Durante a assembleia, foram reafirmados os sentimentos de unidade e democracia da categoria quando os servidores, através de votação, optaram pelo nome da professora Ana Lúcia como representante da base para compor o grupo de servidores que negociarão diretamente a pauta de reivindicações da educação com o prefeito MAUrício na próxima semana.

Professora Ana Lúcia Moura representará servidores da base durante encontro com Prefeito

O grupo que sentará com o prefeito será formado por Celino Bezerra, Alexander de Brito, Vilma Leão e Ana Lúcia Moura, além de Melquisedeque Moreira, representante do DIEESE (Departamento de Estatística e Estudos Econômicos do RN).

Acompanhe a nova agenda de lutas dos servidores da educação:

Quinta-feira (29) - Visita e mobilização nas escolas pela manhã e tarde.
Sexta-feira (30) - Dia Nacional de Paralisações - Pressão na Prefeitura de Parnamirim às 10 horas e à tarde Ato Público na Praça Gentil Ferreira, Alecrim em Natal.
Segunda-feira (2) - Panfletagem na Praça Paz de Deus às 16 horas
Terça-feira (3) - Pressão no gabinete do prefeito às 8 horas
Quarta-feira (4) Pressão no gabinete do prefeito (se não houver diálogo no dia anterior - segunda) e a tarde Assembleia da Educação às 14 horas na sede do Sintserp.


Diretor do Sintserp é eleito para
Conferência Nacional da Educação

Os diretores do Sintserp Alexander de Brito (à esquerda) e João Maria Silva (ao fundo) e a militante da base da educação, Verônica Batista participaram da Conferência Estadual de Educação do RN como delegados representantes de Parnamirim.

O Fórum Estadual de Educação do Rio Grande do Norte (FEE-RN), com o apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e do Ministério da Educação (MEC), realizou nos dias 27 e 28 de agosto, no Hotel Pirâmide, a Conferência Estadual de Educação do RN (COEED/RN).

A Conferência Estadual é uma preparação para a Conferência Nacional de Educação (CONAE 2014), que ocorrerá em fevereiro de 2014, em Brasília e tem como objetivo realizar uma ampla mobilização com a sociedade civil para a construção coletiva das políticas educacionais.

O evento contou com a presença de professores, entidades sindicais, Movimentos Sociais e Conselhos de Educação envolvidos com a Educação Básica, Profissional e Superior.

A direção do Sintserp também participou do encontro. Ao final da Conferência, os delegados elegeram os representantes potiguares que vão representar o RN na Etapa Nacional que será realizada em Brasília. O diretor do Sintserp, Alexander de Brito foi eleito como representante do nosso estado para participar da Conferência Nacional de Educação.

Um comentário:

  1. A categoria em luta tem conquistado esses avanços. Acredito que a vitória está próxima.

    PS: AO QUE ME CONSTA, MEU NOME ESTAVA INSCRITO PARA A MESA DE NEGOCIAÇÕES.

    ResponderExcluir