quinta-feira, 21 de maio de 2015

Formação da base: O caminho para o fortalecimento da luta sindical


Nos próximos meses a direção do SINTSERP promoverá vários encontros de formação com a categoria. Para otimizar o tempo e contato entre os servidores da educação as escolas do município as reuniões foram divididas por regiões ou Pólos:

Centro – Centro, Cohabinal, Cajupiranga, Liberdade e Primavera.
Oeste – Vale do Sol, Bela Vista, Passagem de Areia, Bela Parnamirim, Monte Castelo, Santa Teresa, Santos Reis, Nova Esperança e Rosa dos Ventos.
Norte – Parque de Exposições, Parque Industrial, Emaús e Nova Parnamirim.
Leste – Pirangi e Pium

Ao pensar nos encontros, a direção do SINTSERP trouxe para o centro do debate assuntos relevantes na construção da consciência de Classe e na organização das lutas da categoria. Os Encontros por Pólos reforçarão a organização dos servidores na luta por melhores condições de trabalho e salarial. A aproximação entre os profissionais das Escolas e Cmeis ajudará também no fluxo de informações e na troca de experiências e métodos usados pelos diversos grupos na condução dos movimentos e mobilizações.

Ao abordar o tema “Organização da Base Sindical e Luta de Classes” será proporcionada a categoria, a oportunidade de refletir sobre a importância de se eleger um representante da Base por local de trabalho. O “Delegado” é um representante da base que tem como principal função atuar como elo entre os servidores de um determinado local e a direção da entidade sindical, porém não sendo confundido com um diretor da entidade. O representante do local de trabalho terá a tarefa de encaminhar as demandas que surgirem no local em que trabalha para o Sindicato e levar as informações para seus colegas. Daí a importância irrefutável da Organização por Local de Trabalho (OLT) como instrumento organizativo dos trabalhadores na base do sindicato.

Atendendo aos anseios de parcela significativa dos servidores, em especial aos com mais tempo de serviço, teremos um debate no dia 23 de maio com o tema “Qual Previdência queremos?”. A partir desse questionamento a categoria irá tomar conhecimento das vantagens e desvantagens da criação de uma previdência própria para os Servidores Municipais de Parnamirim.

Os servidores conhecerão a tão falada e sonhada Lei 900/96 ou Plano de Cargos Carreiras e Salários Geral dos Trabalhadores no Serviço Público. Aprovada desde 1996, a lei traz esperança aos demais profissionais do serviço público municipal (exceto aos Profissionais do Magistério que já tem um plano específico) de serem valorizados pela formação e tempo de serviço prestado ao ente municipal.
Por fim, o tema “História do Sindicalismo/SINTSERP” fará uma retrospectiva da construção do movimento sindical no Brasil e abordará os muitos avanços que o Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público de Parnamirim – SINTSERP, junto com os seus filiados alcançaram nesses 22 anos de luta.

Aguardamos a presença massiva de todos, já que a luta é nossa e só unidos venceremos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário