segunda-feira, 5 de junho de 2017

SINTSERP participa de Seminário dos Trabalhadores no SUAS


Durante os dias 1 e 2 de junho aconteceu na cidade de Fortaleza no Ceará, o V Seminário do Fórum Nacional das Trabalhadoras e Trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Com o tema “Nenhum direito a menos no SUAS: Impactos do desmonte da Seguridade Social e a construção coletiva da resistência”, o encontro contou com a participação de Assistentes Sociais de todo o Brasil. A diretora do SINTSERP, Juliana Soares e a Assistente Social Janaína Barbosa participaram do Seminário.


O evento contou com a presença de trabalhadores de todo o Brasil oriundos de vários estados e regiões para debater os impactos do desmonte da Seguridade Social e a construção coletiva da Resistência. As temáticas foram abordadas por professores da Universidade Federal e Estadual do Ceará, lideranças do movimento sindical, trabalhadores e usuários da política da assistência social.


Os discursos convergiram para importância da formação de uma frente ampla de resistência contra os ataques à Seguridade Social representados pelas Reformas Trabalhista e Previdenciária, pelo congelamento dos investimentos nas políticas públicas sociais e pelo uso irrestrito da terceirização. Retrocessos que intensificarão a precarização da oferta dos serviços, programas e benefícios sócio-assistenciais, assim como as condições de trabalho desse segmento e a população excluída e vulnerabilizada que dependem dessa política pública.


Com o Seminário, o Fórum Nacional das trabalhadoras e trabalhadores do SUAS - FNTSUAS, buscou provocar o debate sobre estratégias de resistência à avassaladora conjuntura de desmontes perpetrados pelo governo do golpista Temer que tem buscado a todo custo minimizar as ações do Estado na área social e a garantia dos direitos da população brasileira.

Após as reflexões elencadas durante o Seminário, torna-se imprescindível o fortalecimento dessa categoria e dos espaços de trabalho desses profissionais. Além mais, a conscientização de suas bases (usuários e trabalhadores) através de processos formativos de análise e a deliberação de estratégias e ações políticas juntamente com Sindicatos e Centrais para a construção de uma agenda de lutas pautada na redemocratização e na manutenção dos direitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário