sexta-feira, 9 de março de 2018

Trabalhadores denunciam precariedade nas condições de trabalho e infraestrutura



Os trabalhadores na educação de Parnamirim participaram durante o dia de ontem (8) de duas assembleias da categoria. Os encontros ocorreram nos turnos matutino e vespertino no auditório da Prefeitura com a participação massiva dos servidores. A convocação feita pelo SINTSERP teve o objetivo de debater, entre outros temas, a pauta das gratificações, a precariedade na infraestrutura das escolas, as péssimas condições de trabalho e a jornada de 40h para os funcionários.



O debate seguiu com vários discursos de professores e funcionários sobre a falta de estrutura nas escolas com riscos sérios à saúde e integridade dos estudantes e trabalhadores. A falta de condições de trabalho foi pauta permanente na assembleia.


A categoria não poderia também deixar de debater um tema polêmico que vem sendo discutido em toda a cidade: o veto do prefeito Taveira a implementação da famigerada "Lei da Mordaça" e a possível derrubada do veto pela bancada conservadora de vereadores da Câmara Municipal. Não faltaram falas na assembleia rechaçando a lei de autoria do vereador Abidene (PSC) que objetiva censurar o debate crítico entre educadores e alunos nas salas de aulas do município e até mesmo punir com prisão o educador que infringir a proposta.


Outro tema debatido entre a categoria foi importância da contribuição sindical dos trabalhadores para o SINTSERP. A direção do sindicato explanou sobre mais esse ataque a luta dos trabalhadores e as consequências que os servidores municipais de Parnamirim sofrerão com a retirada desse auxílio.


Os sindicalistas reforçaram que em Parnamirim, as grandes mobilizações que deram relevância a luta sindical e resultaram em grandes conquistas, só ocorreram graças à estruturação do SINTSERP que teve e tem como base a contribuição sindical dos servidores públicos municipais.


Como encaminhamentos a categoria decidiu que os trabalhadores da educação, comunidade e Conselhos Escolares façam denúncias diretas ao Ministério Público sobre a situação calamitosa em que se encontram as escolas. A direção do SINTSERP informou também que terá uma reunião com a SEMEC para tratar dos problemas.


A categoria também decidiu por uma nova assembleia, única, na próxima sexta, dia 16 de março, com local a ser divulgado no início da próxima semana. Os trabalhadores da educação deliberaram que todas as próximas assembleias da categoria devem ocorrer às 7:30 horas se for realizada pela manhã e às 13:30 horas se for realizada no turno da tarde. Portanto a próxima assembleia dos educadores acontece na próxima sexta (16) às 7:30 horas com local a ser divulgado nos próximos dias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário