quinta-feira, 4 de agosto de 2022

Prefeitura desrespeita educadores e não apresenta nova proposta para diferença do Piso


A direção do SINTSERP esteve reunida nesta quarta, 3 de agosto, com representantes da Prefeitura e Secretaria Municipal de Parnamirim. O novo encontro, acordado entre os sindicalistas e o gestor da pasta, Gildásio Figueiredo, durante a última reunião tinha como objetivo, a apresentação do impacto financeiro e uma nova proposta para a implementação do piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica do município.

Ao contrário do que a direção do SINTSERP aguardava, a Prefeitura fez um "papelão" sobre a reunião tão aguardada. Isso porque ocorreu uma conversa enfadonha e desgastante com o secretário que apenas trouxe informação de que 70% do FUNDEB está comprometido com o pagamento de professores e que será trabalhado um impacto sobre o percentual de 25% de verbas próprias que deve ser investido na educação. A informação foi contestada amplamente pela direção do sindicato.

A secretária de Recursos Humanos esteve presente por poucos minutos na reunião apenas para dizer que a única profissional de Parnamirim que produz relatórios sobre os impactos financeiros no município fez uma cirurgia ocular e por isso nada tinha a apresentar.

Diferente das reuniões anteriores, os secretários sequer apareceram num gesto de total desrespeito com os trabalhadores da educação e com a direção do sindicato.

Se a prefeitura não tinha nada a apresentar poderia ter tido a dignidade de cancelar a reunião. Esse parece ser o ano que o prefeito Taveira decidiu apagar a história que escreveu junto a educação de Parnamirim. Além de empurrar a categoria a uma greve, permitiu o desmonte das salas de leitura e vem protelando a implantação da diferença do piso do magistério.

Nessa perspectiva, a direção do SINTSERP irá se reunir nos próximos dias para definir uma data para a Assembleia dos Trabalhadores da Educação para juntos definir que rumo daremos a luta Até lá, se a Prefeitura e a Secretaria Municipal de Educação buscar uma nova conversa com o sindicato, de maneira a apresentar uma nova proposta para o reajuste do piso, estaremos prontos para dialogar.

A direção do SINTSERP

Um comentário:

  1. No texto diz: " Taveira decidiu apagar a história que escreveu junto a educação de Parnamirim". O que vejo como professor da rede municipal é um descaso total (quadras de esporte sem reformas, bibliotecas sem profissionais, laboratórios sucateados, profissionais sem concurso em várias funções na escola). Estamos sem receber o reajuste e com precária estrutura para oferecer um ensino digno a juventude do nosso município.

    ResponderExcluir