quarta-feira, 20 de março de 2024

Artigo: “O poder de escutar um ao outro”

“O poder de escutar um ao outro”
Citação de Edilberto Cleuton (Gestor Escolar)


Por ocasião da fundação do fórum de gestores escolares municipal de Parnamirim.

Poderia ter sido no dia do nascimento do homem que escreveu a ideologia alemã, que é o mesmo dia do nascimento de Castro Alves, mas não foi, foi no dia que se comemora o dia da escola.

O dia 15 de março, foi marcante para o conjunto de gestores da cidade de Parnamirim, no auditório da biblioteca municipal; talvez alguns que não sabe a dimensão desse pleito tão importante para a categoria e para esse segmento que precisa se defender contra os atos antidemocráticos vivenciados no nosso país e na câmara de vereadores, que ameaçam a luta de conquista das eleições diretas nas escolas municipais.

Mais afinal o que é de tão importante um fórum de gestores escolares e ainda municipal?

Poderiam se perguntar sobre isso, mas, sempre um, mas... O fórum de gestores de escolas municipais, tem três grandes aspectos a serem considerados para o desenvolvimento das gestões municipais, como o papel de gestor trabalhador e não gestor patronal, mais sim coletivo.

E aqui apresento o primeiro aspecto, que é de reconhecimento de classe num universo de trabalhadores, coletividade; o segundo aspecto está no ato de pleno desenvolvimento democrático, no que se diz no respeito a representatividade e ator que cria elos democráticos no funcionamento da escola e o terceiro é a atenção nas demandas de funcionamento da escola e como também a troca de experiências nesse ato do fazer, entrelaçado a relação da remuneração deste fazer ato democrático.

A grandeza que tem a unidade dos gestores, fortalece a categoria de trabalhadores em educação, entretanto a fundação deste dispositivo orgânico de um segmento que gerencia, administra as escolas e centros infantis, tem um significado fundamental para a luta pedagógica que temos.

Conforme o relatório do 1º Simpósio de gestão escolar de Parnamirim, organizado pelo SINTSERP no ano passado, as demandas e preocupações em defender a gestão democrática, conquistada a dez anos atrás, nos remete a fortalecer uma geração de substituição nesta experiência de gestor na cidade de Parnamirim.

Não podemos perder essa oportunidade de mostrar a educação democrática como saída da sociedade, como educar a sociedade e como civilizar a sociedade; infelizmente a corrente ideológica farsante, veste a farda militar para ocupar aos poucos esse estilo de gestão nas escolas de Parnamirim, sendo acoitada pelo poder executivo e legislativo desta cidade (a elite do município).

Não é um ato democrático, que senhor Taveira faz, cria uma lei que institui duas escolas cívico militar na cidade Parnamirim; esta lei agride a estrutura civil e a comunidade pedagoga, aos educadores, aos professores de nossa cidade, isto não é à toa ou bondade, para aqueles que não conhecem o estilo “educar” de militar ou talvez não conheçam as vertentes pedagógicas; porque nem no antigo PCN´s (parâmetros curriculares nacionais) a didática dos militares está contemplada.

Portanto, o dia 15 de março em Parnamirim, foi um momento de alerta a estas questões; o Fórum é celebrado com festa, para aqueles que precisam ouvir um ao outro, escutar o universo do chão da escola, dos conflitos no mundo do trabalho educacional e na saúde mental dos que fazem a escola.

Aqui, parabenizo a Marcelo de lima, Juvina Celia, Poliana Pereira e todos os gestores consciente deste papel importante de nossa categoria de educadores e trabalhadores na educação. Viva a escola e sejamos atores desse mundo lúdico e ao mesmo tempo concreto de nossa contemporaneidade...

Por Jocelin Bezerra (Celino)
                                        *Professor da Rede Municipal de Parnamirim e um dos organizadores da greve que garantiu a lei que implementou as diretas para diretor das escolas

Nenhum comentário:

Postar um comentário