quarta-feira, 14 de julho de 2021

SINTSERP e SEMEC debatem retorno das aulas presenciais


A direção do SINTSERP reuniu-se nesta segunda, 12 de julho, com a secretária de educação do município, Justina Iva, com o objetivo de debater a pauta de reivindicações da categoria. Além da coordenadora do sindicato, Vilma Leão e dos sindicalistas Alexander de Brito, Hildevânia Carlos e Marcelino Rocha,  esteve também presente a reunião, a secretária adjunta, Professora Delmira Dalva. Com relação as demandas dos trabalhadores da educação, a SEMEC se pronunciou da seguinte forma:

A secretária Justina Iva iniciou a reunião falando sobre o retorno às aulas presenciais, e começou questionando os dirigentes do SINTSERP sobre qual o posicionamento da entidade e da categoria. O sindicato argumentou que deveria haver a retomada obedecendo três pontos fundamentais: Após a 2ª dose da vacina;  considerando a diminuição da pandemia (índices de transmissibilidade) e que todas as escolas tenham condições de cumprir os protocolos de segurança já pré-estabelecidos pela comissão responsável.

A direção também argumentou que da mesma forma que o sindicato preocupa-se com o retorno em segurança para os profissionais da educação, muitos pais tem colocado sua preocupação com a segurança sanitária dos filhos e por não estarem vacinados.

Justina falou sobre a retomada das aulas pelo estado e possivelmente pelo município de Natal ainda este mês, mas que buscaria definir o retorno, em consonância com os trabalhadores e com o SINTSERP. A secretária também falou que o município irá retomar as aulas pela TV, pois houve um índice muito alto de aprovações no IFRN, e que avaliam que parte foi influenciada pelas aulas na TV que eram de boa qualidade.

O SINTSERP reiterou que a espera pela aplicação da segunda dose da vacina em todos os profissionais da educação, fará com que também haja um avanço na vacinação da 1ª e 2ª doses para a população, e que de um modo geral, trará mais segurança a Comunidade Escolar e aos trabalhadores.

A Direção do SINTSERP e representantes da SEMEC chegaram ao seguinte entendimento: O retorno das aulas presenciais será realizado após a aplicação da 2ª dose da vacina em todos os professores e demais profissionais da educação. A retomada se dará inicialmente pela educação infantil, com turmas ocupadas com 50% dos alunos por dia.

A data da vacinação da segunda dose dos professores da educação infantil está prevista para o próximo dia 2 de agosto e o início das aulas desse nível de ensino tem previsão para o dia 17 de agosto, 15 dias após 2ª dose. Dessa forma, será dado prosseguimento ao retorno, gradativamente, de acordo com a 2ª dose de vacina de cada nível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário