sexta-feira, 1 de setembro de 2023

Direção do SINTSERP debate com SEMEC pauta dos trabalhadores da Educação

A direção do SINTSERP esteve reunida nesta quarta com o secretário municipal de educação, Gildásio Figueiredo com o objetivo de debater a pauta das diversas categorias da educação. A reunião contou com a presença dos sindicalistas, Vilma Leão e Alexander de Brito.

Sobre a manutenção da jornada de 30 horas semanais para os servidores não docentes da Educação, foi encaminhado junto ao gestor que na próxima quarta, 6 de setembro, a Secretaria Municipal de Educação - SME realizará uma reunião com os diretores das escolas para ajustar a jornada dos merendeiros e que a mesma será mantida em 30 horas.

Com relação aos demais profissionais da educação, Gildásio se comprometeu a agendar pessoalmente uma reunião com o Prefeito Taveira para debater o reconhecimento dessas categorias e, desta forma, tentarmos unificar a jornada em todas as escolas municipais de Parnamirim.

Sobre a questão do Ponto Eletrônico e os muitos problemas que sua implementação tem causado, Gildásio se propôs a dialogar junto ao SINTSERP e a Procuradoria Geral do Município, de maneira a construirmos coletivamente os ajustes para as questões que surgiram, apontando a dinâmica de funcionamento de cada escola. A direção do sindicato, está dialogando junto a SME sobre a possibilidade de um regime de exceção ao uso do Ponto para os trabalhadores do magistério.

A direção do SINTSERP também cobrou do gestor a instalação da Comissão de Acompanhamento do Plano de Cargos e Salários dos profissionais não docentes, que foi publicada no Diário Oficial do Município do último dia 2 de agosto, mas que ainda não foi implementada, cujo objetivo é o de encaminhar as demandas que estão sendo repassadas pela Comissão Geral. Sobre a questão, Gildásio informou que cobrará do presidente desta Comissão, Daniel Américo, que inicie os trabalhos do grupo.

O SINTSERP mais uma vez cobrou o pagamento do retroativo junto aos 6% que foram concedidos, bem como o restante do reajuste, ao qual os educadores tem direito de acordo com a lei. A direção do sindicato reforçou que há informações públicas apontando que a pasta da educação tem recursos suficientes e o comprometimento da folha, segundo dados contidos em documento oficial emitido pelo Tribunal de Contas do Estado - TCE, está abaixo do limite prudencial, o que assegura o reajuste.

Também foi solicitado ao gestor a correção de um problema que vem atingindo alguns trabalhadores da educação que foram cedidos para outras secretarias, pastas ou funções, quando os mesmos não tiveram os reajustes salariais que foram concedidos aos demais servidores, por conta de uma confusão de informações entre a Secretaria de Recursos Humanos e a pasta da Educação.

Os sindicalistas também solicitaram a realização das Conferências Municipais de Educação, com vistas as Etapas Estadual e Nacional, cujo calendário aponta o lançamento do processo no próximo dia 6 de setembro na Assembleia Legislativa do Estado, com a perspectiva da realização da Conferência Nacional em janeiro de 2024.

#SINTSERP Sindicato

Nenhum comentário:

Postar um comentário