quinta-feira, 19 de outubro de 2023

Trabalhadores da Educação realizam Parada com Assembleia da Categoria em Parnamirim






Trabalhadoras e trabalhadores na educação municipal de Parnamirim realizaram nesta terça, 18 de outubro, uma Parada com o objetivo de cobrar do Executivo Municipal a resolução dos problemas e dificuldades ocasionados com a implementação dos Pontos Eletrônicos nas escolas, além de debater demais pautas da categoria.



A atividade ocorreu na Câmara Municipal de Parnamirim com a presença de quase 200 trabalhadores, além da direção do SINTSERP. Assim como a questão do Ponto, a categoria também debateu temas correlatos a luta dos educadores como o piso do magistério, jornada, carga horária, melhores condições salariais e estruturais, assédio no ambiente de trabalho entre outras pautas.


Sobre a questão Ponto Eletrônico e a revogação do decreto que trata do tema, a direção informou que não houve mudanças nem avanços no quadro e que as informações fornecidas pela Prefeitura e Procuradoria do Município são vagas, sendo a mais recente, a informação que o Decreto será reeditado.

Foi relembrado pela direção do SINTSERP que sejam enviados relatórios dos trabalhadores ao sindicato sobre as dificuldades que estão ocorrendo nas escolas com o uso do Ponto Eletrônico. A iniciativa tem como objetivo produzir um dossiê contendo todos os problemas.


Sobre as progressões, foi reiterado que o Plano estabelece que a primeira progressão seria após 4 anos e as demais a cada 2 anos. Com o não cumprimento do que o Plano assegura, a direção orientou aos trabalhadores que abram processos administrativos sobre o tema através do Portal Parnamirim Digital - portalparnamirimdigital.parnamirim.rn.gov.br . Se não houver reposta positiva do site, o servidor deve procurar a Assessoria Jurídica do sindicato para dar seguimento ao processo.

A Assessoria Jurídica do SINTSERP informou que entrou com mandato de segurança preventivo solicitando a manutenção da carga horária de 30 horas de todos os trabalhadores que estão garantidos pelos editais dos concursos de 1997 e 2003 que não definem a jornada destes profissionais.



Sobre a Ação que busca o pagamento retroativo dos Vales-transportes, a Assessoria Jurídica informou que todos os servidores municipais de Parnamirim que estavam em atividade durante o período de 2000 a 2010 ainda podem apresentar a documentação necessária para participarem do processo. Os documentos necessários são as Fichas Financeiras de 2000 a 2010, Ficha Funcional, Documentos de Identidade, CPF e Comprovante de Endereço.

A direção do SINTSERP também convidou os trabalhadores a participarem da reinauguração da sede campestre do sindicato, localizada em Pium, no próximo dia 28 de outubro, data em que celebraremos o dia do Funcionário Público com festa no local.


Os sindicalistas também falaram sobre o Programa "Trabalhador POD+", o Podcast do SINTSERP, uma iniciativa que vai ao ar nas Redes Sociais do sindicato (Instagram, Facebook e Youtube) semanalmente trazendo as novidades, agendas e pauta dos servidores municipais de Parnamirim.

Os trabalhadores deliberaram pela realização de Paradas com duração de dois dias seguidos, sendo a próxima Paralisação a ocorrer nos dias 8 e 9 de novembro, com a perspectiva de mobilização junto aos colegas e conscientização de pais e alunos em 6 e 7 de novembro, dias que antecedem a próxima Parada dos Trabalhadores da Educação.

#SINTSERP Sindicato

Nenhum comentário:

Postar um comentário