terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Reunião com SEMAS define Mesa Permanente de Negociação


A direção do SINTSERP reuniu-se na tarde de ontem (23) com representantes da Secretaria Municipal de Assistência Social de Parnamirim (SEMAS) com o objetivo de debater uma pauta de reivindicações levantada por um grupo de técnicos da pasta. O encontro contou com a presença de diretores do sindicato, servidores da SEMAS e da secretária de Assistência Social, Elienai Cartaxo.

Os trabalhadores estão lutando por reajuste salarial já que não recebem nenhum aumento desde o ano de 2007 e melhores condições estruturais para trabalhar, entre outras reivindicações.

Veja a pauta de reivindicações dos Técnicos da SEMAS:

  • Melhoria das condições salariais, com reajuste dos vencimentos e implementação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários. A categoria não recebe reajuste salarial desde 2007;
  • Melhoria das condições de trabalho, no sentido que as instituições da assistência social disponham de material de escritório permanente e de papelaria, mobiliário adequado, condições de salubridade de temperatura, higiene e segurança. Disponibilidade de carro com motorista para intervenções técnicas durante horário de funcionamento da instituição, alimentação adequada para servidores e usuários, espaços adequados para atendimentos individuais e grupais e atividades dos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos;
  • Implantação de um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) no bairro de Nova Esperança;
  • Implantação de um segundo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) em Parnamirim;
  • Capacitação e ações de educação continuada para técnicos de nível superior e médio e pessoal de apoio em temas relacionados a assistência social e rede relacionada, relações humanas, projetos sociais, entre outros;
  • Escolha de gestores para a Secretaria de Assistência Social que sejam capacitados na área e com formação relacionada, preferencialmente assistente social ou psicólogo;
  • Reuniões com representantes do Judiciário, da Saúde, Educação, Conselhos de Classe e representações Comunitárias, no sentido de firmar parcerias e também estabelecer limites e possibilidades de atuação.


Já informada anteriormente sobre as reivindicações através do ofício encaminhado pelo SINTSERP, a gestora colocou que os pontos da pauta já estão sendo avaliados. Com relação ao salário defasado dos servidores, Elienai informou que neste primeiro momento de ajuste das contas no novo governo, não será possível discutir reajuste, pelo menos por enquanto. Ela concordou com a necessidade urgente da realização de concurso público para o quadro funcional da pasta e tem a intenção de reforçar essa demanda junto ao prefeito.



De imediato, a secretária se comprometeu em providenciar material de expediente para o atendimento básico e também anunciou o retorno de algumas ações assistenciais como a disponibilização de urnas funerárias e a distribuição parcial de cestas básicas.


O SINTSERP agendou para o dia 9 de março às 15 horas uma nova reunião com representantes da SEMAS com o objetivo de obter novas respostas para a pauta de reivindicações da categoria. Na oportunidade será apresentado o Plano Municipal da Assistência Social e o organograma de profissionais do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). O encontro pretende também implementar uma mesa de negociação permanente entre Secretaria e Sindicato para tratar dos problemas dos servidores da pasta. A ideia é que na ocasião sejam indicados os nomes que irão compor o grupo.

Um comentário:

  1. Estou aqui revisitando a história dos dias de lutas, esperando os dias de glórias.

    ResponderExcluir